quarta-feira, 18 de junho de 2008

Os Cavalinhos de Platiplanto


José J. Veiga apresenta em sua obra, uma linguagem nada empolada. O escritor tem um jeito peculiar ou trabalhá-la. Escreve com a desenvoltura de alguém contando histórias. Narrador tradicional, sem a sofisticação dos pós-modernos, preocupado em mostrar que sabem semiótica e outras delicadezas tecnicista.José J. Veiga utiliza-se uma linguagem simples, pouco adornada. Pois, objetico do autor e de prender a atenção do leitos pelo teor de suas obras.
Uma breve análise do conto :Em Cavalinhos de Platiplanto, o autor apresenta um enredo carregado de absurdos, guarda toda uma simbologia que define os ritos de iniciação da vida. A figura do avô, a sabedoria e a compreensão do velho que ensina e protege.
Mas, com o desaparecimento da avô, símbolo de proteção, foi tirado a possibilidade do menino de realizar seu sonho concretamente.
O símbolo estabelece uma ligação entre a realidade, para ele, impossivel dado o ``desaparecimento´´ do Avô Rubem e o mundo possível, uma vez que em seu mundo imaginário, mas real, seu sonho se torna realidade.
O sonho `` Platiplanto´´ é a realidade dele. A realidade ``chave-chuva´´ foi transformada em pesadelo por seu tio.
É nesta transição entre os acontecimentos da perda do avô e de seu tão sonhado cavalinho, que o menino se transporta para ``Platiplanto´´ sua fazenda de sonhos.
É um ``Platiplanto´´ que o desejo é realizado, mas para ter acesso ao seu reino encantado é preciso realizar a travessia, esta que é representada por uma ponte vertical o qual o menino tem que vencer subindo e colocando as suas pedras.

Nenhum comentário: